Love is in the air | WMNcast: Inteligência Emocional

O tempo todo somos estimuladas a criar, a produzir, consumir, a fazer tudo com perfeição em todas as áreas da vida. A ser uma mulher maravilhosa, física, mental e espiritualmente. A ser uma profissional qualificada, dona de casa, que educa os filhos brilhantemente - sem terceirizar - e ainda tem tempo para manter a casa limpa, o guarda-roupa atualizado, as unhas feitas, ter um networking rico e se especializar em equilibrar 60 pratinhos ao mesmo tempo. Dá até preguiça de pensar nesse ser humano que não existe e nunca existirá, né?

Quando foi que paramos de olhar para dentro para viver em função dos outros? Perdemos a capacidade ou será que nunca fomos ensinadas a sonhar e construir caminhos para alcançar a nossa autorrealização pessoal e profissional? Quando deixamos de acolher a nós mesmas em detrimento de ser a funcionária, mãe e esposa perfeita?

Esse é o destino em que estamos fincadas ou será que o autocuidado deveria ser a nossa prioridade, levando em conta que se não cuidamos bem de nós mesmas, não conseguiremos cuidar de ninguém?

Com tantas cobranças e lutas diárias, às vezes nos vemos transformando nossa potência em arrogância, agressividade, controle e adotamos posturas tão racionais que não abrimos espaço para olhar para o que as emoções nos trazem de bom: o que pega é que se somos emocionais demais, somos consideradas fracas. Se somos racionais demais, somos consideradas insensíveis. Em qualquer uma dessas posições, o título de “louca” parece sempre cair bem, né?

PRECISAMOS ENCONTRAR O EQUILÍBRIO E ASSERTIVIDADE NAS RELAÇÕES. MAS ESSA PARECE UMA MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL.

Nosso tema de hoje é Inteligência Emocional: um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar nossos sentimentos e os dos outros e conseguir lidar com eles. Pelo ponto de vista da filosofia Ikigai - palavra japonesa que significa “Razão de Viver” -, a inteligência emocional é responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança de um ser humano.

Complexo?

É por isso que para me ajudar a falar sobre o assunto, convidamos as criadoras do “O curso das Emoções", um repertório criado pela Isabella Ianelli e pela Nathália Roberto, criado após participarem do Cultivating Emocional Balance Teacher Training, na Itália.

Ouça nosso podcast:

 

 
 
mcwmn2.png

mayara castro

comunicadora, consultora de conteúdo estratégico, empreendedora e criadora da wmn. ela pode ser a sua também.