Planejamento de vida & negócio

 
wmn15.jpg
 

Você provavelmente sabe que planejar é um verbo que precisa fazer parte do seu dicionário de empreendedora.

O planejamento está diretamente relacionado com o seu produto ou serviço. Se você não sabe exatamente o que você vende, ou seja, qual a solução que o seu trabalho entrega, o que o seu cliente leva e principalmente qual é a metodologia aplicada nos seus atendimentos e quanto custa para realizá-lo, você não conseguirá ter um planejamento realista. Por quê? Simplesmente porque planejamento tem a ver com um objetivo a ser alcançado, seja ele financeiro, de realização pessoal, de alcance, visibilidade, etc.

Planejamento, pra mim, é uma o r i e n t a ç ã o , não uma obrigação. Gosto de encarar assim porque se a gente se obriga, a gente sabe que aquele processo não será prazeroso. Depois, quantas vezes você já não planejou a vida, cumpriu à risca todos os passos e não colheu os frutos que gostaria? Isso gera nada menos que frustração.

Por isso, não sou tão conservadora com planejamento, embora leve ele a sério, sim.

Sendo mais flexível, me permito levar em consideração as ideias que aparecem no meio do caminho e adicionar entregas pontuais, que não estavam no planejamento, em meu cronograma. Se um dos maiores desafios de empreender a vida é “não ter uma renda fixa", precisamos estar abertos para reinventar processos - isso só vai ser perigoso se você for uma pessoa extremamente versátil. que não finaliza nada que começa e só fica criando, criando, criando, sem de fato realizar nada.

 

 
 
mcwmn2.png

mayara castro

comunicadora e consultora de conteúdo estratégico desde 2014, empreendedora, gestora de comunidade e locutora da wmn. ela pode ser a sua também.